

Os três Poderes da República privilegiam as organizações econômicas dos meios de comunicação, destinando e aplicando grandes verbas em publicidade, nos assuntos que são de interesse dos próprios governantes, tutelando as liberdades públicas, sobretudo, a educação. E, qual a diferença destes Poderes para o Poder das empresas de comunicação, senão, que esta é concedida à iniciativa privada, para promoverem o interesse do povo, mas, cumpre um papel essencialmente privado, de interesses exclusivos das corporações de mídia, juntamente ao interesse particular dos políticos? Ou seja: como negar que todos estes poderes atuam com interesses particulares dos dirigentes públicos e dos diretores das empresas de comunicação?
O Art. 220 da Constituição determina que "a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição", e seu §5º dita que "os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio".
Daí, os meios de comunicação devem cumprir uma função estritamente social e política, com intuito educacional do povo. Para tanto, os princípios de produção e programação das emissoras de rádio e televisão devem atender o que determina o Art. 221, e seus incisos, como: I - preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas; II - promoção da cultura nacional e regional e estímulo à produção independente que objetive sua divulgação; III - regionalização da produção cultural, artística e jornalística, conforme percentuais estabelecidos em lei; IV - respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família.
No entanto, por dominarem a informação, as empresas de comunicação tutelam a falácia e a demagogia de governo, sendo, por isto, muito mais poderosas que o próprio poder público. Junto aos Poderes de governo impedem a ciência efetiva dos direitos e deveres do Estado, para com a sociedade, e, por consequência, estes poderes produzem idéias prepotentes, viciadas, e conservadoras de privilégios dos governantes, quando deveriam ser fiéis aos clamores do povo, por mais justiça social aos direitos fundamentais da pessoa humana na vida em sociedade.
Sendo as atividades desenvolvidas pelos meios de comunicação, concessões de serviços públicos, suas questões são de Direito Público. Por isto, o povo tem direito de se expressar através destes meios, com o fim de informar todas as notícias de interesse público, as quais se obrigam a publicar. Mas o que mais se vê nos meios de comunicação, são propagandas de órgãos da administração pública de governos municipais, estaduais e federal, os quais gastam vultuosas verbas com a publicidade das gestões públicas, com conteúdos que agridem o Art. 37, §1º da Constituição.
É sob este contexto que os meios de comunicação promovem os políticos. De modo proposital, ele influenciam maciçamente a opinião pública, fazendo que fatos criminosos sejam vistos com os olhos lícitos, e, ao contrário, fatos ilícitos, como se fossem legítimos, enganando o povo, que se vê prejudicado, com a perda do respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família.
Destarte, é necessário que o povo se defenda do poder da mídia, tomando todo cuidado com a grande perda que vem sofrendo a sua dignidade.
CARO AMIGO E CANDIDATO A DEP FEDERAL, FICO FELIZ EM SABER DE SUA DISPOSSIÇÃO DE DIPUTAR UMA CADEIRA NO CONGRESSO NACIONAL, SEU PEDIDO CHEGOU UM POUCO TARDE, MAIS VALEU TE CONHECER UM POUCO MAIS. QUANTO AO EXPOSTO ACIMA CONCORDO COM O AMIGO, MAIS COMO BRASILEIRO E ELEITOR, JAMAIS GOSTARIADE VER NOSSO PAIS VOLTAR AS MÃOS DAQUELES QUE NOSESCRAVIZARAM DURANTE 500 ANOS DE DESGOVERNO, HOJEPODE NÃO ESTAR COMO DESEJAMOS,MAIS COM O PRES. LULA, NOSSO PAIS, NOSSA GENTE, NOSSO POVO ATPE ENTÃO EXCLUIDO, PASSARAM A SEREM VALORIZADOS COMO CIDADÕES. VC NÃO VÊ NOSSOPAIS SENDO DENUNCIADO NOS FORUNS INTERNACIONAIS, COMO UM PAIS ONDESEUSFILHOSMORREM DE DESNUTRIÇÃO E FOME, NOSSOS FILHOS HOJE TÊM DIREITO DE ENTRAR NA UNIVERSIDADE, ESTAMOS PROGREDINDO COMO NAÇÃO, SENDO RESPEITODOS PELOMUNDO GLOBALIZADO ETCC.... OS PODEROSOSNÃOFICAM PRESOS PORQUE NOSSAS LEIS SÃO FEITAS POR DEP. COMPROMETIDOS COM A IMPUNIDADE, DEIXANDO BREJAS NA LEI,NUNCATIVEMOS TANTA OPORTUNIDADEDE EMPREGO COMO ESTE NA HISTORIA DE NOSSO PAIS, O BRASIL ESTA PRECISANDO DE MÃO DE OBRAS QUALIFICADA E NÃO ENCONTRAMOS NO MERCADO INTERNO, CULPA DOS DESGOVERNOS DO PSDB E DEM (DEMONIOS) QUE INFELICITARAM NOSSA NAÇÃO.HÁ MUITAS FALHAS NÃO PODEMOS NEGAR, MAIS VALEU A PENA TER O LULA PRESIDENTE, ATRAVÉS DELE IREMOS COM RAÇA VOTAR NO PROJETO SOCIAL QUE HOJE É REPRESENTADO PELA DILMA, PT NELES. UM FORTE ABRAÇO, SAUDAÇÕES DEMOCRATICAS E SOCIALISTAS.
ResponderExcluir